Olá, brechozeiros!

O corselet é uma peça totalmente atemporal, e está presente na história da moda há muuuitos séculos! Ele é o filho mais novo do espartilho, também conhecido como corset, que é uma das peças femininas mais antigas que conhecemos, possuindo um significado político, social e sexual enorme no decorrer dos anos. O espartilho passou por muitas modificações desde sua introdução no vestuário feminino, e elas foram feitas tanto nos materiais utilizados nele, quanto no seu formato e função.

Looks do século XVIII tinham como base o corset, dando sustentação ao corpo, melhorando a postura e encaixando as mulheres no padrão de beleza da época.

Com tantas modificações ao longo dos anos, muitos modelos e estilos diferentes da peça foram surgindo, sempre se adaptando às tendências de cada período. Pra começar, vamos dar uma rápida pincelada sobre essas 3 denominações da peça, que muitas vezes acabam causando um nó na nossa cabeça: corset, corselet e corpete.

Corset

De origem francesa, o corset é o verdadeiro espartilho. Ele é mais estruturado do que um corselet ou um corpete, é confeccionado com várias camadas de tecido e possui hastes internas de aço inoxidável, chamadas de “barbatanas”, que servem para dar maior compressão e afinar a cintura. Mais resistente, ele pode ser confeccionado com vários tipos de texturas e geralmente o ajuste ao corpo é feito através de amarrações.

Corselet

corselet, peça super comum da moda íntima, possui barbatanas de plástico e materiais elásticos, portanto, são muito mais simples que os corsets. Apesar de também comprimir o abdômen, não são tão estruturados e resistentes como os espartilhos, e permitem os movimentos tranquilamente.

Corpete

O corpete é o nosso queridinho! Não possui nem vestígio da estrutura de um corset, mas desenha a silhueta e produz um efeito lindo no corpo. Os materiais usados na sua fabricação são menos densos e mais simples, além disso, ele pode ser tranquilamente usado nos lookinhos, sem parecer uma lingerie!

A TREND DO CORSELET

Hoje, o corselet está causando frisson no mundo todo, sendo a peça chave para compor looks incríveis e poderosos. Agora você já sabe que a maioria das peças que vemos nos looks são, na verdade, corpetes (assim como essa peça que usamos nesse post também é!), mas, como esse é um conteúdo inspiracional, e você pode reproduzir os lookinhos com qualquer uma das três modalidades acima, nos referimos à peça com o nome da trend do momento: corselet!

Essa peça incrível pode ser usada de várias formas, em diferentes produções e ocasiões, sem limite de criatividade para sobreposições. E, para provar toda essa versatilidade, a gente montou não 1, nem 2, mas 3 looks incríveis com ela! Confira aqui como levar o seu corselet do date para um jantar importante, até o passeio de domingo.

FANCY

A primeira é esse look nada mais & nada menos do que FIERCE, FANCY, aka podre de chique, SÓ com peças de brechó. Quem ainda achava que não podia arrasar muito com peças garimpadas, vai deixar de achar agora!

Anota aí a receita infalível: corselet preto com paetês + mom jeans Balmain vintage branca + bolsa de couro com correntes + mule preta para fechar com chave de ouro!

BOSSY

Em uma vibe office chic, a nossa segunda produção com corselet está um deboche. Usar o corselet sobre uma camisa de linho fica absurdamente chique, ainda mais quando ela é uma Pierre Cardin vintage com máxi punhos para abotoaduras! Pra completar o mood, uma calça de alfaiataria vintage bem retinha, uma mule e um chapéu floppy. Tá pronta para os milhões que vão entrar na conta!

COOL FOR THE SUMMER

Para o nosso último look com essa peça desejo, montamos uma produção super cool, para sair por aí naquele final de semana de sol! Sobrepor o seu corselet com uma t-shirt branca, colocar aquela bermuda jeans vintage super alta e fechar o look com uma bolsa bicolor de alça feita de correntes é sem erro.

Vintage Power

Estamos produzindo esses vídeos com inspirações e dicas de styling para provar que dá pra se vestir super bem e montar looks incríveis SÓ com peças de brechó. Quando você escolhe comprar uma peça de brechó no lugar de uma peça nova, além de garantir um estilo autêntico e original à produção, você está consumindo com consciência, fazendo a sua parte para economizar os recursos naturais do nosso planeta.

Então pedimos a você, brechozeiro real oficial, pra compartilhar esse conteúdo e nos ajudar a espalhar essa mensagem para o mundo. Afinal, brechó é TUDO, e se ainda resta alguma dúvida, listamos aqui 6 bons motivos para você começar a comprar em brechó agora!

Quer entrar pra nossa lista VIP?

É só se cadastrar no formulário e fica por dentro de todas as novidades. De quebra, ainda ganha um cupom de 10% de desconto para ser usado na sua primeira compra no site. Topa?

Receba atualizações sobre nossos novos produtos e promoções especiais!

Meu nome é Rayssa Centenaro e eu sou brechozeira!