Olá, brechozeiros!

Aqui é a Kari, garimpeira e stylist desse brechó querido que é o Garimpário. Vim contar para vocês um pouquinho do meu projeto de conclusão de curso de Moda na UDESC: a coleção autoral Mine, desenvolvida na 8ª fase da graduação e desfilada no OCTA 2016 (para saber mais sobre o evento, vá até o final do post).

Os lookinhos (que já estão disponíveis aqui no Garimpário) foram resultado de 1 ano e meio de trabalho interdisciplinar. Ele foi realizado basicamente em três etapas, que são: pesquisa, processo criativo e geração de ideias. A soma deles deu origem ao book de coleção com 25 looks, e deles foram escolhidos três para o desenvolvimento das peças do então conhecido produto de moda. 

Registro pessoal dos bastidores da produção de fotos para a OCTA Magazine
Look da coleção MINE no desfile do evento OCTA Fashion
Look da coleção MINE no desfile do OCTA Fashion
Kariene Wendhausem apresentando a coleção autoral MINE, no desfile do OCTA Fashion em 2016

Eu acredito que toda transformação se dá no nosso cotidiano, e também sinto na pele todos os dias os desafios de ser mulher. Por se tratar de uma coleção autoral, o pontapé inicial de pesquisa partiu do meu próprio repertório cultural, das coisas que observo, gosto, curto e escuto.

Como minha rotina era mais urbana, minhas escolhas para as formas iniciais da coleção aparecem da linearidade desse cotidiano, da dureza do concreto das cidades, da fantástica pluralidade das pessoas nas ruas e por consequência a beleza no extraordinário-ordinário do dia-a-dia. 

Registro do book de coleção que apresenta a coleção completa

O Material Base para a Coleção Autoral Mine

Como minhas inspirações gerais partiam dessa cena bem citadina, não tinha como não perceber a existência marcante do jeans. Esse tecido, tão presente nas nossas vidas, que se reinventa ao longo do tempo, se mantém sempre atual e até mesmo necessário. Afinal, não conheço uma pessoa nessa vida que tenha um armário sem ao menos uma peça em jeans!  

É a partir da pesquisa desse material que se levanta ainda mais inspiração para o desenvolvimento da coleção. O jeans é criado juntamente com a revolução industrial e se massifica à medida que a roupa vai sendo simplificada, usada principalmente por operários das minas de carvão, e também por fazendeiros.

Partindo desse ponto realizei pesquisa imagética através de arquivos e fotos documentais que retratavam a realidade dos trabalhadores de minas de carvão da década de 50 e 60. A partir de então se desenhou a questão central do meu projeto:

Qual a relação entre as antigas minas de carvão e as mulheres da atualidade?

Uma palavra, resistência. Um espaço de tempo, o cotidiano. Um material, o jeans

E assim surgiu a coleção autoral Mine. Totalmente atemporal, que transborda em modelagens amplas e acabamentos rústicos, propícia para o cenário cotidiano. Pensada para corpos de alma urbana que prezam por autonomia e liberdade autêntica de expressão na vida e no vestir. Elaborada em jeans cru (100% CO) a proposta de Mine é sair da obviedade com simplicidade, fugindo dos padrões e desejando somente se sentir bem na sua própria pele. 

Do papel para o tecido

Mas é claro que teve um longo caminho até aí. 

Até o processo de desenvolvimento das peças, foram inúmeras alternativas de experimentos com o próprio tecido e possíveis aviamentos. Em busca de conhecer ainda mais o caimento e possíveis comportamentos desse material, foram realizadas amostras a partir do tecido sobre o busto de moulage e também de montagens e recortes do tecido em busca de possíveis formas para modelagem. Foi realizado ainda algumas técnicas de interferências nesse material: recorte e desgaste a laser, e também algumas possibilidades alternativas de estampas. 

Por fim, optei pelos pespontos gigantes feitos à mão e acabamentos rústicos, que atualmente estão muito presentes na indústria.

Foi a partir desse paralelo que nasceu Mine, que viu que as mulheres, assim como jeans, eram “material” indispensável nas minas de carvão. Ambos foram força de trabalho que movimentou toda a história da indústria até aqui. 
Detalhes dos acabamentos e materiais escolhidos no desenvolvimento da coleção.

E olhando pra isso que nasce a minha coleção autoral de formatura, uma ponte entre o passado e a realidade cotidiana desses dois pontos. Mulheres e Jeans, tecido de fibra forte e resistente. Eu não teria como trabalhar com outro tecido, afinal Mine nasceu da ânsia por liberdade, na infinidade das linhas retas e na imensidão da amplitude.

Cada mulher, assim como um bom e velho jeans, tem sua própria história para ser vivida e compartilhada.

Ressignificação

Essa coleção foi desenvolvida em 2016, e até então estava guardada como recordação da conclusão de uma fase tão intensa. Porém, energia boa é energia que circula! Por isso, chegou o momento dessas peças encontrarem um novo destino e um novo significado para alguém. Agora, você pode garantir a sua peça da minha coleção aqui no Garimpário, e dar mais um tanto de histórias incríveis para elas carregarem!

O OCTA Fashion

Abreviação de Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas, o OCTA é um evento organizado pela disciplina Desfile de Moda, dada na oitava fase do curso de moda da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2010 são apresentadas neste desfile as criações dos formandos, desenvolvidas ao longo do Curso em parceria com um programa de extensão do Departamento.

A interdisciplinaridade no Curso de Moda da UDESC é o destaque do sucesso neste evento, que hoje é o maior desfile de moda autoral de Santa Catarina. Ele oferece ao mercado informações valiosas sobre tendências, expondo as possibilidades criativas no desenvolvimento de produtos de moda. Além disso, apresenta para a indústria mais de 30 novos designers que ingressam o mercado de trabalho.

Para acompanhar as produções dos alunos, acompanhe o perfil do evento no Instagram e no Facebook.

Confira no vídeo abaixo o desfile completo da coleção autoral MINE no OCTA Fashion, em 2016.

Meu nome é Kariene Gava e eu sou uma brechozeira!