Olá, brechozeiros! Se você anda pelo mundo da moda consciente, já deve ter ouvido falar de um tal de upcycling. Aqui mesmo, no Garimpário, falamos bastante sobre o assunto. Mas você sabe o que é, como ele surgiu, e qual o impacto que ele tem na moda e no meio ambiente? Vem comigo que vou te explicar tintim por tintim!
UPCYCLE, MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA E CONSCIÊNCIA
Um grande fator do pensamento consumista que temos hoje em dia é a ideia de que tudo é rapidamente descartável, e isso se torna especialmente visível quando falamos de moda. O modelo de produção fast fashion leva esse nome justamente por ser um ciclo acelerado de tendências e produção, que torna roupas e coleções obsoletas rapidamente, nos convencendo de que as roupas velhas em nosso armário são nada mais que “lixo”.

Isso acaba gerando um grande problema ambiental por conta do descarte de resíduos têxteis que acabam em lixões e aterros sanitários de forma indevida, estimando-se que o equivalente à 1 caminhão de roupas é levado para aterros ou à incineração a cada segundo no mundo, o que não só causa um impacto ambiental imenso, mas também uma perda financeira enorme. É um modelo falho e insustentável do início ao fim.
Diante disso, surgem na moda movimentos de resistência e mudança, como o Eco Fashion e Slow Fashion, por exemplo, que se baseiam em valores de responsabilidade social, ética, ambiental e cultural buscando a expansão de uma moda mais sustentável. No meio desses, encontramos o sistema de Upcycle, que surge como uma alternativa à moda acelerada, empregando a técnica de upcycling. Aqui a ideia é eliminar o próprio conceito de “lixo”, propondo uma forma de se reutilizar o material têxtil descartado, usando-o como matéria prima na criação de novas peças e roupas.

Apesar do conceito em si não ser algo novo, o movimento Upcycle surgiu da iniciativa do ambientalista alemão Reine Pilz em 1994, com o objetivo de tornar a maneira como as coisas são feitas (não só na moda) em um processo mais sustentável, por meio da reutilização de objetos descartados, gerando uma Economia Circular (onde produtos e materiais são mantidos em circulação por meio de uma cadeia produtiva integrada). Aplicado ao sistema de moda, a técnica de upcycling se torna extremamente interessante por ter um impacto positivo em diversos pontos da cadeia produtiva, desde a produção ao descarte. Ao utilizar resíduos como matéria-prima, o upcycling elimina completamente etapas industriais, reduzindo o consumo de recursos energéticos, poluição do ar e água, e emissões de gases do efeito estufa. Além claro de evitar que tais resíduos acabem em aterros sanitários ou lixões, o que também diminui as emissões de CO². Outro impacto positivo para a cadeia, é a própria roupa, já que uma peça que passa pelo processo de upcycling dispõe de uma qualidade superior ao produto original, ou seja, é uma roupa que durará mais, o que também leva a um impacto positivo significativo.
Compre menos, escolha bem e faça durar.
Vivienne Westwood
UPCYCLING OU RECICLAGEM?
Vale ressaltar a diferença entre upcycling e reciclagem quando estamos tentando construir o caminho mais sustentável para o futuro da moda. A técnica de upcycling, que aparece como uma solução para o sistema de fast fashion, visa repensar a maneira de se criar e consumir, e vem ganhando cada vez mais espaço e encorajando diálogos cada vez mais profundos que vão além do que apenas a “reciclagem” de roupas.
Seu grande objetivo é evitar o desperdício de materiais potencialmente úteis, utilizando o produto da melhor forma e na maior parte possível, agregando valor e significado à peça. A reciclagem em contrapartida, mesmo que carregue benefícios, nem sempre reaproveita o material em sua totalidade, e inclui muitas vezes processos químicos e físicos que acabam consumindo energia e causando certo impacto ambiental, e ainda acaba criando um produto que nem sempre terá a melhor qualidade, por conta do novo processo de produção a qual é submetido. Em outras palavras, a roupa muitas vezes sofre um processo de downcycling, na qual perde valor.


A reciclagem envolve sim uma consciência ética e ambiental, mas ainda é uma ideia rasa. Enquanto isso, o Upcycle reforça o conceito popular dos 3 R’s, de reduzir, reutilizar e reciclar, mas dá um passo além, contribuindo para a construção de uma Cultura Regenerativa, onde o foco é restaurar, renovar e revitalizar nossas fontes de energias e materiais, criando sistemas profundamente sustentáveis. Para mais, também é uma forma mais barata de se produzir, já que anula os gastos para se extrair e processar matéria prima. Por conta disso, o upcycling é muitas vezes considerado a alternativa mais sustentável e lucrativa para os resíduos têxteis gerados pela indústria da Moda.
O POTENCIAL CRIATIVO DO UPCYCLING
Além de ser um ato sustentável, o Upcycle também é uma maneira criativa de nos relacionarmos com a moda. É uma forma de ressignificação inovadora, que combina elementos artísticos e de costura que culminam em uma peça única, quebrando com outra falha do modelo de fast fashion, a padronização e homogeneidade estética. Seguindo um molde industrial, o fast fashion trabalha com uma produção em massa de tendências que estão sempre em rotatividade, entrando e saindo de moda, tornando roupas e estilos “ultrapassados” e “obsoletos”. É um sistema que reproduz valores globalizados e ignora um dos maiores potenciais da moda: ser uma forma de expressão e individualidade.
Transformar através do upcycling, além dos incentivos ambientais, é propor que cada peça seja feita e pensada de maneira original, podendo envolver técnicas artesanais, integrando cultura, trazendo um novo conceito à roupa, criando um produto completamente novo e exclusivo. Essa qualidade criativa oferecida inclusive tem levado a técnica a se popularizar em plataformas como TikTok ou Instagram, e cada vez mais as pessoas têm valorizado e se conscientizado sobre o potencial de suas roupas, aderindo ao movimento.
Além dos inúmeros vídeos de DIY, vemos também o upcycling já há anos sendo praticado por marcas de brechós, que buscam sempre revitalizar roupas e acessórios através dos mais variados processos de reforma e customização (como rework e patchwork), conservando a história de cada peça e reintroduzindo-as ao mercado de forma sustentável. E mais recentemente, vem chegando em marcas de alta costura, como a grife holandesa Viktor & Rolf, e marcas grandes como Miu Miu, Balenciaga, e outras que também têm se inspirado na prática.
A mudança começa aos poucos
O movimento de Upcycle sozinho não é a solução para todos os problemas que enxergamos hoje na indústria, mas com certeza carrega um grande potencial para mudanças, melhorias e criatividade, não só promovendo uma economia circular consciente, mas também proporcionando originalidade e inovações através da ressignificação de roupas, e se faz cada vez mais necessário para o futuro da moda. É um movimento em ascensão que devemos reconhecer, valorizar e investir.
Aqui no Garimpário, nós temos o upcycling como uma das nossas maneiras de ajudar o meio ambiente e cumprir a nossa missão: fazer do planeta um lugar melhor. A Joceli Carmen, nossa super salva garimpos e mãe da Manu, ajuda a gente nessa missão há alguns anos, reaproveitando peças, retalhos e aviamentos de garimpos que não puderam ser recuperados, os transformando em peças novas e maravilhosas. Alguns exemplos são as mochilas, gravatas e chapéus de crochê que você encontra aqui no site. Clique aqui para ler o post do nosso blog sobre o trabalho lindo da Joce!
E também temos a Urbana Custom, marca local que realiza o trabalho de upcycling em jeans, e produz peças lindas como o bucket hat e a mochila saco em patchwork, que vocês também podem garantir abaixo.
Além de apoiar o comércio local, você ajuda o planeta em dobro, com uma peça que vai ter um ciclo de vida longo, não incentivando a compra de uma nova, e retirando uma peça da estatística do descarte. É apenas, tudo, né?! Afinal, estar na moda é ser consciente e a tendência agora (vocês já sabem), é ser brechozeiro! 🧡
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