Olá, brechozeiros!

Hoje é dia de história por aqui! Então pega o cafézinho, se aconchega na cadeira e vem descobrir de onde surgiram as peças de festa que acabaram de estrear no tapete vermelho do nosso site.

Mas antes de tudo, meus amores, vamos entrar no clima da década icônica de onde esses tesouros saíram, dando o play nesse hit aqui, cujo clipe tem todo o mood desse acervo:

Agora sim, podemos seguir! Como todo mundo já está cansado de saber, nós somos apenas apaixonados por peças vintage. Mas essa paixão vai muito além do estilo único dessas peças, ela floresce pelo tanto de histórias que aquele conjunto de tecido, linhas e botões carrega. E quando nós conseguimos descobrir tim tim por tim tim dessa bagagem linda que vem junto com o garimpo, essa paixão vira amor!

E o nosso amor por essa seleção de festa é tão grande que chega a arrepiar. Os vestidos e conjuntos vintage chegaram até nós pela Brenda, uma amiga da Manu que trabalha com figurino de moda. Todos estes tesouros são peças que pertenceram às primas da mãe da Brenda lá pelos anos 90, e estavam guardadas até então. 

São peças feitas sob medida em costureiras locais – o que era muito comum há alguns anos, quando as grandes redes de lojas não dominavam os armários e as peças de lojas eram muito mais caras. O cuidado e dedicação na confecção de cada peça é perceptível ao analisar os acabamentos das peças, que são super minuciosos e bem feitos. 

Princesa Diana, acompanhada por Liz Tilberis, na época editora chefe da Harper’s BAZAAR U.S., no Met Gala de 1996.

The 90’s Glam

Os tecidos luxuosos e super únicos denunciam que os eventos nos quais foram usados não eram nada simplinhos. São rendas super trabalhadas, bordados de canutilhos, miçangas e flores, transpassados e veludos apenas perfeitos!

Como muitas peças vintage, o fechamento de grande parte delas é feito por (muitos) botões forrados do próprio tecido do vestido. Esse processo, pouco visto nos dias de hoje, era feito manualmente pelas próprias costureiras, garantindo que tudo ficasse combinadinho e perfeito.

Da Festa pra Vida

E além dos vestidos, vemos nessa seleção alguns conjuntos incríveis! Como todo duo de peças, eles aumentam muito as possibilidades de looks em um armário, e para quem tinha uma vida social badalada e precisava de uma variedade grande de roupas de gala, eles eram a melhor opção!

No 2020 do isolamento, ter uma vida social badalada com grandes eventos é praticamente impossível, né? Mas isso não quer dizer que você não possa colocar toques de glamour nos seus looks do dia a dia, ou de compromissos um pouco mais formais. Já imaginou chegar naquela reunião do trabalho com uma blusa toda bordada e uma calça jeans vintage YSL? É poder e luxo que só peças vintage exalam!

met-gala-90s-15

A atriz Debi Mazar no Met Gala de 1997.

E também tem outro detalhe, né gente? Nós brechozeiros sabemos que uma peça vintage dessas, cheia de história, feita com tanto cuidado e carinho, é uma relíquia pra vida toda. E nesse momento a gente esticou o tapete vermelho no site e trouxe essas peças incríveis com a esperança de que tudo vai passar e, logo logo, vamos poder curtir uma mega festa na vida real, desfilar e dançar com aquelas pessoas queridas, muitas risadas, alegria, brilho e glamour.

Como já avisamos lá no início deste mês, Setembro não veio para brincadeira no Garimpário! Então não perde tempo, abre o espumante e vem conferir a nossa Festa Vintage! 💖